Senso comum / pólis
1 - O que o senso comum tem haver com a Polis?
A Pólis, que significa ‘’cidade organizada por leis e instituições’’ .A pólis grega eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica, para fazer as leis e elaborar projetos. O Senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. Com isso, para elaborar leis e projetos, é necessário que tenha uma certa experiência.
2 - O que o senso critico tem haver com a política?
O senso crítico é entendido através da capacidade de analisar e discutir problemas inteligente e racionalmente, sem aceitar, de forma automática, suas próprias opiniões ou opiniões alheias.O senso crítico é objeto de estudo e de várias situações onde se é descrito ou analisado os acontecimentos do meio e esses necessitam de uma percepção política. No decorrer da história mundial, a questão política é desenvolvida através de vários aspectos, esses se fundamentando e enriquecendo cada vez mais, formando assim ideologias políticas vinculadas às situações econômicas, sociais e culturais de um determinado povo. Com isso, temos que ter um senso critico para eleger um candidato a um cargo publico, pois ele irá tomar certas decisões que afetarão a vida da cidade/pais;
3 - O que política tem haver com Polis?
O termo política vem do grego pólis (cidade-Estado), servindo para designar, desde a Antiguidade, o campo de atividade humana que se refere à cidade, ao Estado e às coisas de interesse público.
2. Bibliografia e Webgrafia
MADEIRA, Rogério Pereira. “Do Senso critico a evolução critica”. Disponível em Visitado em 26 de Agosto de 2014.
KOSOVSKI, Ester. Ética na Comunicação. Rio de