Ciencia Politica
Colegiado do Curso de Administração
Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado – ADM 104
Docente: Marco Antônio Correia Bomfim
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA aula 1
- Se a Filosofia é obra do gênio grego. Não menos O é a política: tirania, monarquia, oligarquia, aristocracia, plutocracia, democracia... todo um vocabulário político tem aí a sua origem. Tanto a palavra política quanto a coisa política é produto de um momento singular e de um povo em particular.
- O Logos filosófico que busca o fundamento de todas as coisas, fundado no livre exame e na interrogação acerca do arque encontra na cultura grega da polis (séc. VIII a. C.) o seu momento constitutivo.
- A investigação sistemática voltada para o ser da polis designa ao mesmo tempo uma ciência e o seu objeto.
- A Política é um conjunto de práticas às quais os homens se dedicam para coexistir e, também o estudo objetivo dessas mesmas práticas.
- Antes de existir a política já existiam, é certo sociedades e os homens se acomodavam a elas (bem ou mal) para viverem juntos. Mas, enquanto não pensaram aquilo que viviam como algo que pertencia a um domínio que chamamos de política (algo que dependia deles) eles não poderiam fazer política.
- Então um povo que não tem compreensão acerca do ser que o constitui e da estrutura ontológica da realidade que o perfaz tende a ser presa fácil do “destino”. O poder ganha assim proporções inimagináveis e a força apocalíptica de um deus tirano.
- O pensamento político clássico se deu três objetivos:
1- pensar o que é a vida política;
2- pensar o que é a vida política poderia ser;
3- pensar o que a vida política deveria ser.
- Em sentido estrito a política: são os negócios da polis (cidade).
* Oposição à vida no campo e também à barbárie/violência (pensar a “política” no século XX: os regimes totalitários socialistas. Cf. Hannah Arendt, Eric Voegelin, Ortega y Gaset...).
- O termo polis para os