Senso 1 SEIRI
SENSO 1 – SEIRI
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Senso De Utilização
INTRODUÇÃO
CARLOS DRUMMOND ANDRADE
“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com o outro número e outra vontade de acreditar, que Daqui pra diante vai ser diferente”. OBJETIVOS
Todos devemos ter noção dos recursos disponíveis a nossa volta, logo deve-se saber separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino para as que deixaram de ser úteis, inclusive os excessos. Com isso, elimina tarefas desnecessárias, excesso de burocracia, e desperdício de recursos. “Desenvolver o senso de utilização é colocar fim neste desperdício”.
Ex.: Toda Roupa que eu não uso há um ano é desnecessária
Palavras Alternativas: Utilização, seleção, classificação, descarte.
Execução:
A delimitação de locais de trabalho e a definição de modelos são estratégias fundamentais para o desenvolvimento educacional, e obtenção de bons resultados. Utilizar os recursos disponíveis de acordo com a necessidade de adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização.
Manter somente os objetos e dados necessários, a partir de
OBJETIVOS
Basicamente
Melhorar a aparência do local de trabalho
OBJETIVOS
Essência
Muda atitudes, comportamento
A Prática
Sua prática contínua e insistente leva, inevitavelmente, a uma mudança interior que resultará, ao final, em uma disposição mental para a prática de um programa onde os resultados são de médio ou longo prazo, como a Qualidade Total.
SETORESAÇOUGUE
Não devem ser guardados e muito menos deixados a mostra, restos de alimentos que não sejam utilizáveis.
Ex.: Pele, ossos, nervos. Devem ser devidamente embalados e descartados.
Carnes estragadas ou danificadas devem ser