Programa 5s
INTRODUÇÃO
O Programa 5S foi consolidado no Japão, na década de 1950, sendo considerado a base para a implantação da Qualidade Total e de outros programas da qualidade e produtividade. Como ocorre com outros programas, o 5S é liderado pela alta administração da organização e baseado na educação, no treinamento e na prática em grupo. Não exige grandes conhecimentos teóricos, sendo essencialmente prático e de fácil entendimento. Muda a maneira de pensar e agir das pessoas, melhorando-lhes o comportamento profissional e particular. O 5S tem seu nome vinculado a cinco palavras japonesas iniciadas por S - Seiri, Seilton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke - interpretadas como Sensos (Campos, 1992; FCO, 1994; SEBRAE, 1994; Silva, 1994). As interpretações indicadas na literatura com relativa freqüência são:
*Seiri: senso de utilização, organização, arrumação, seleção e classificação. . *Seilton: senso de ordenação, arrumação, organização e sistematização.
*Seisou: senso de limpeza e inspeção.
*Seiketsu: senso de saúde, higiene, asseio, padronização, conservação e manutenção da prática dos três primeiros 5S.
*Shitsuke: senso de autodisciplina, disciplina, educação, comprometimento, ética e moral.
A terminologia e a interpretação do Senso adotado devem ficar a cargo da organização, a qual fará as adaptações necessárias ao seu próprio contexto com base, sobretudo nas suas necessidades reais. Os cinco Sensos em questão constituem um sistema e por isso não podem ser considerados isoladamente. Em muitos casos é difícil fazer uma distinção precisa entre eles. Há casos também em que essa distinção não é rigorosamente necessária (Campos, 1992; FCO, 1994; SEBRAE, 1994; Silva, 1994).
OBJETIVO
Manter a empresa limpa e zelar pelo local de trabalho para alcançar motivação, segurança, qualidade e produtividade, com base no pensamento enxuto: fazer