Resumo critico
Planeta água, um texto de 6 páginas, aborda um tema que vem sendo um dos principais objetivos de reflexão: a água. Tudo porque o homem de hoje, que já incorporou as noções de limpeza como algo imprescindível par as relações interpessoais, foi capaz de conquistar o espaço, mas não soube manter íntegro a fonte de vida da terra.
Ao ler tal obra, podemos conhecer as grandes utilidades que a água possui para humanidade, o caminho na qual ela percorrer até chegar em nossas casas, a poluição, destruição da natureza, conscientização e ação de algumas pessoas, algo que é papel fundamental.
O autor do texto divide os assuntos em tópicos, começa descrevendo a abrangência da água e seu comportamento na natureza, a dependência que a vida tem da água e as semelhanças entre o corpo humano e a terra, pois ambos são constituídos de água.
Como é abordado no texto, desde as civilizações mais antigas, o homem procurou morar perto de rios pra o seu próprio beneficio. Com a expansão da humanidade, aumentaram a produção, as indústrias, as fábricas, e nesse processo a água teve fundamental importância, pois a partir de seu potencial, surgiram a roda d’água, a máquina a vapor, a usina hidrelétrica, etc. Com tantas utilidades, o custo da água pronta em nossas casas é muito alto, pois o planeta possui apenas 3% de água doce que é má distribuída pelo mundo. O homem passou a interferir na natureza, por esse motivo é que a água é um recurso limitado, mas embora a afirmação que a água no mundo está acabando seja difundida diversas vezes, é importante ressaltar que não é exatamente isso que acontece. O ciclo hidrológico permanece o mesmo, ou seja, a água evapora e retorna a superfície da terra retomado diversas formas, o que deixa claro que o volume da água permanece o mesmo. O problema está no que é feito com essa água, principalmente com a potável.
Em outro tópico, o autor afirma qual o caminho da água até