Grupo
1 INTRODUÇÃO
Uma empresa que prese a qualidade, antes de qualquer coisa precisa organizar-se.
A partir dessa visão, as grandes empresas japonesas, em meados do século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial quando o Japão estava destruído, começaram a implantar uma filosofia de organização, que foi denominada como 5S. E, foi a partir dela, que as empresas e o país conseguiram reerguer-se.
Esse simples mecanismo de organização, consegue despertar o desejo de mudança, de adaptação e de readaptação. O Programa 5S é a solução para vários problemas empresarias
tais
como:
desorganização,
desperdício,
falta
de
comunicação, sujeira e despadronização, dando assim, suporte para a sobrevivência das empresas.
No capítulo 2 do presente trabalho, será apresentado o conceito do Programa 5S explicando um pouco da filosofia dessa implantação. O capítulo 3 irá explicitar como surgiu o 5S e como era praticado antes de chegar às indústrias, além disso, nesse capítulo será apresentado um pouco sobre o difundidor desses processos. O capítulo 4 tem como assunto a chegada do 5S no Brasil, e como ele foi interpretado.
Já no capítulo 5 serão colocados a aplicação do programa e a descrição de cada senso. Junto estarão as vantagens de cada senso e o modo de praticar cada um deles. O capítulo 6 mostra de uma formal geral, as vantagens dessa implantação e o capítulo 7 as limitações do programa. Para finalizar apresentam-se no capítulo 8, as considerações finais de caráter conclusivo.
6
2 CONCEITO
O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores frequentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos. O “Programa 5S” ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que