Distúrbios Ansiosos e Depressivos
Disciplina: Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental
Distúrbios Ansiosos e Depressivos
Introdução
O principal sintoma do transtorno depressivo maior é a depressão, às vezes acompanhada de ansiedade. A ansiedade é uma apresentação vaga associada a sentimentos de incerteza e desesperança, sendo que esta emoção não apresenta objetivo específico. É experimentada de forma subjetiva e comunicada de forma interpessoal. Neste trabalho além dos distúrbios ansiosos também será abordado os distúrbios depressivos bem como seus sintomas tanto cognitivos como de humor. Embora haja controvérsia quanto à existência de tipos diferentes de depressão abordaremos de forma fragmentada divididas em: depressão involutiva, depressão com inicio no pós-parto, depressão do climatério, depressão com padrão sazonal e transtorno disfórico pré-menstrual.
Neste trabalho abordamos ainda dois tópicos distintos importantes: o transtorno bipolar e o suicídio. O transtorno bipolar (transtorno maníaco-depressivo) envolve distúrbios de humor nos quais o indivíduo alterna períodos de mania e depressão. O suicídio é uma das 10 primeiras causas de morte nos Estados Unidos e a segunda principal causa de morte entre homens jovens. Estima-se que ocorrem pelo menos oito a 10 tentativas de suicídio para cada tentativa concluída.
Distúrbios Ansiosos
Respostas de ansiedade e distúrbios da ansiedade
A ansiedade é uma apresentação difusa e vaga associada a sentimentos de incerteza e desesperança. Essa emoção não tem objetivo específico. É experimentada de forma subjetiva e comunicada de forma interpessoal. É distinta do medo, que é a apreensão intelectual do perigo. A ansiedade é a resposta emocional da apreensão. A capacidade de ficar ansioso é necessário para sobrevida, mas os níveis graves de ansiedade são incomparáveis com a vida. Os