Sensações e o Desenvolvimento Humano
- Explique os três principais tipos de sensações e a importância das mesmas para o desenvolvimento humano.
“O único “bom aprendizado” é o que é para o avanço do desenvolvimento” (Vygotski)
Partiremos do ponto de vista do Vygotski ao afirmar que nossa percepção não nos faz conhecer o mundo exterior como ele realmente é, mas com ajuda das sensações, dos nossos órgãos de sentidos conseguimos reconhece-lo. Lembrando que esse reconhecimento é fruto da convivência cultural de cada indivíduo, considerando sua localização pelo espaço geográfico, diferentes culturas que faz com que cada região veja o mundo nas suas especificidades diferentes. Vygotski não ignora o fato de cada indivíduo passar por mutações fisiológicas, mas compreende que esse por si só não é um fim biológico, mas uma interação entre o ambiente e o organismo. Por ambiente entende-se tudo aquilo que é cultural. Ou seja, quando o homem se apropria do que o meio lhe oferece para realizar suas atividades.
O homem enquanto um ser sociocultural terá suas sensações fortemente influenciadas pelo meio, e muitas vezes condicionadas a um padrão, como o conceito de reconhecer que música é diferente de um barulho qualquer, que existem inúmeros tipos de dores físicas, o que se considera “moda”. As sensações, como nos explica a autora Martins (2011, p. 96) são o ponto inicial para se ter consciência do mundo externo.
Na relação objeto-indivíduo encontram-se os analisadores que em sua qualidade fisiológica funcionam junto ao organismo e conseguem detectar os vários tipos de sensações, organizando-as e as classificando a partir de expressões e estímulos que as mesmas contemplam. Essas sensações são divididas em três categorias: interoceptivas, proprioceptivas e exteroceptivas. Lembrando que “Denomina-se sensação a sequência de eventos pelo qual um estímulo é detectado e reconhecido seu aparecimento” (BRITO, Paulo).
As sensações interoceptivas, segundo Lígia (2011, p. 97)