Percepção
PROCESSO PSICOLÓGICO: PERCEPÇÃO
Trabalho apresentado como requisitos para obtenção de nota parcial referente à N1, da disciplina de Processos Psicológicos Básico II, do terceiro período do Curso de Bacharelado em Psicologia, da Uninorte, sob orientação da Profª. Viliane Lima da Silva.
RIO BRANCO – AC
2013
1. INTRODUÇÃO
O assunto exposto é um tanto extenso e o trabalho a seguir abordará alguns aspectos incluídos perspectivas informações.
Apresentam por escopo expandir o conhecimento relacionado ao processo psicológico- Percepção, constituído pelos seguintes temas: Parte Cerebral, Sensação á Percepção, Constância Perceptiva, Desenvolvimento Perceptivo, Abordagem Gestaltica, Tipos de Percepção, Teoria, Percepção Extrassensorial, Déficits Na Percepção. Assim como sua importância para o Desenvolvimento cognitivo. Por meio de pesquisas em livros, sites, artigo científico foi-se observado que a percepção possui um desempenho cerebral que permite os seres humanos imporem significados a todos os conhecimentos que recebem do ambiente e é por meio dela que o individuo organiza e interpreta as informações do meio em que habita.
2. Conceito de Percepção:
A percepção é o estudo de como integramos as informações sensoriais para perceber os objetos e como, então, utilizamos estes perceptos para nos movimentarmos no mundo (um percepto é o produto de um processo perceptivo). Os pesquisadores estão cada vez mais abordando o estudo da percepção perguntando que problemas o sistema perceptivo visa resolver. O sistema perceptivo deve ser capaz de determinar que objetos estejam lá fora (maçãs, mesas, gatos e assim por diante). O Estudo da Percepção constitui-se em uma das primeiras áreas importantes da psicologia experimental. No entanto a maior parte do conhecimento que se foi acumulado no campo da percepção foi baseada em experimentos que utilizaram adultos como sujeitos.