Contribuições da fisiologia para a psicologia
R: Ausência de objetividade de estudo, um método e uma quantificação (matematização).
OBS:
Objeto de estudo é um assunto de interesse do estudo, nesse caso os sentidos. Faltava uma definição objetiva.
Carência de objetividade no método de estudo. (Fatos, evidencias.). Método sistematizado, rigor metodológico.
2. O que é positivismo? Você pode consultar na internete/ou em dicionários a definição desse termo.
O que é positivismo? Você pode consultar na internete/ou em dicionários a definição desse termo.
R: O positivismo propõe a existência humana, valores completamente humanos. Afastando a teologia e a metafísica. Assim associa a interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical.
OBS: Se baseia naquele que provem de fontes observáveis e fatos (evidências).
3. Quais foram os critérios positivistas propostos por Augusto Comte (séc. XIX) para caracterizar um conhecimento como científico?
R: O positivismo considera a ciência como o estado de desenvolvimento do conhecimento humano que superou, quer o estado das primitivas concepções mítico-religiosas, as quais apelavam à intervenção de seres sobrenaturais, quer o da substituição desses seres por forças abstratas. Comte pensa mesmo ter descoberto uma lei fundamental acerca do desenvolvimento do conhecimento, seja em que domínio for. Essa lei é a de que as nossas principais concepções passam sempre por três estados sucessivos: «o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstracto e o estado científico ou positivo». A cada estado corresponde um método de filosofar próprio. Trata-se, respectivamente, do método teológico, do método metafísico e do método positivo. Assim, a ciência corresponde ao estado positivo do conhecimento, que é, para Comte, o seu estado definitivo.
OBS: O conhecimento tem que ser PUBLICO (FATOS), EMPÍRICO (EXPERIÊNCIA) E QUANTIFICAVEL (CONTAR).
4. A sensação (enquanto