Sensação
Sumário
Introdução
Uma sensação (ou processo sensorial ou algo sentido) é uma atividade (processo) específica de um sistema sensorial. Sentir frio ou calor, com fome ou satisfeito, cansado ou com vigor, é ter sensações sem percepções.
Sensação é reação física do corpo ao mundo físico. Em epistemologia, a sensação é o impacto de um corpo exterior ao corpo de um animal no corpo do animal. Uma sensação (ou processo sensorial ou algo sentido) é uma atividade (processo) específica de um sistema sensorial.
A sensação é o que nos dá as qualidades exteriores e interiores, isto é, as qualidades dos objetos e os efeitos internos dessas qualidades sobre nós. Na sensação vemos, tocamos, sentimos, ouvimos qualidades puras e diretas.
Sensação
Conceitos e Definições
Efeito de uma impressão mental, quase sempre complexa, que se tem através de órgãos dos sentidos. Esquematicamente, pode-se dizer que a sensação tem origem num estímulo ou numa excitação, que atua sobre os receptores (retina, pele, etc.) de órgãos sensoriais, provocando a impressão; esta é levada pelos nervos sensitivos dos centros nervosos (cérebro), tendo-se, portanto a condução; e por fim se dá a sensação propriamente. Conforme essa teoria da localização, as sensações passam a ser "percebidas" quando uma determinada área sensorial do cérebro (terminal nervoso) é ativada.
O termo designa uma considerável variedade de aspectos e fenômenos psicológicos, ligando-se também a atividades físicas, como é natural. Não se pode falar de sensação sem falar dos sentidos. E costuma-se dividir o estudo dos sentidos em dois pontos: percepção (correspondendo à utilização dos sentidos frente a fatos do meio-ambiente ou do próprio indivíduo), e sensação (correspondendo aos estímulos que impressionam os órgãos dos sentidos, ao funcionamento desses órgãos). Cada órgão sensorial dispõe de grande capacidade de "registrar", ou, para empregar o verbo mais adequado, de "sentir" determinado tipo de estímulo;