sensação
PERCEPÇÃO – Processo que seleciona, organiza e interpreta nossas sensações.
SENSAÇÃO e PERCEPÇÃO combinam-se em um processo contínuo.
PROCESSAMENTO DO TIPO INFERIOR OU ASCENDTENTE (BOTTOM-UP) – análise sensorial relativa ao nível de entrada de estímulos captados pelos órgãos do sentido e levados ao cérebro.
PROCESSAMENTO DO TIPO SUPERIOR OU DESCENDENTE (TOP-DOWN) – análise sensorial relativa ao nível de nossas experiências e expectativas. Análise sensorial capaz de relacionar o conhecimento armazenado no cérebro a seu input sensorial.
Os sistemas sensoriais permitem aos organismos a obtenção das informações necessárias. Por exemplo: Os seres humanos detectam quais condições do ambiente são importantes para nós (choro de bebê).
LIMIARES - “As cortinas de nossos sentidos estão abertas por uma pequena fenda, permitindo que tenhamos consciência de apenas uma área restrita deste oceano de energia” (MYERS, 2011, p. 137).
LIMIARES ABSOLUTOS – O mínimo estímulo necessário para detectarmos um estímulo em particular (luz, som, pressão, gosto e odos).
DETECÇÃO DE SINAIS – teoria que prediz quando iremos detectar sinais fracos, medidos como nossa taxa de “acertos” ou “alarmes falsos”. A detecção não depende apenas da intensidade do estímulo, mas também de nosso estado psicológico (Ex.: pais exaustos de um recém-nascido, sentinela em tempo de guerra).
ESTIMULAÇÃO SUBLIMINAR – (abaixo do limiar). Uma imagem ou uma palavra é rapidamente projetada, sendo então substituída por um estímulo que a “mascare”, interrompendo o processamento cerebral antes da percepção consciente. Nós podemos processar uma informação sem estar consciente dela.
“Aquilo que o pensamento consciente não pode reconhecer o coração pode saber. Esse fenômeno de priming subliminar agrega muitas outras evidências que apontam para o poder, assim como para os riscos, da