Vênus no Sistema Solar
Vênus tem uma atmosfera 92 vezes mais densa que a Terra, o que equivale mergulhar mais de 900 metros de profundidade no mar. Além disso, sua atmosfera é composta principalmente de gás carbônico, o que provoca um forte efeito estufa que eleva a temperatura da superfície para 460ºC, tornando Vênus o planeta mais quente do sistema solar, mesmo estando mais afastado que Mercúrio.
A duração do dia venusiano é maior que o seu ano. Para dar uma volta ao redor do Sol, Vênus leva 224 dias e 17 horas terrestres, enquanto que para dar uma volta ‘ao redor do seu próprio eixo demora 243 dias.
De todos os planetas do sistema solar, Vênus é o único que apresenta movimento retrógrado, isto é, gira em sentido oposto. Em Vênus o Sol nasce no oeste e se pôe no leste.
Atmosfera Venusiana
De fato, a atmosfera do planeta é o ítem de maior destaque. Fazem parte de sua composição, além do gás carbônico, nitrogênio, vapor d'agua, oxigênio, enxofre e ácido sulfúrico.
A rica mistura de gases, aliado à temperatura de 460ºC e à esmagadora pressão atmosférica, faz o estudo através da observação direta do planeta ficar muito prejudicado devido ao efeito estufa, que torna sua atmosfera opaca.
A camada de nuvens oscila entre 40 e 60 quilômetros acima da superfície e as formações atmosféricas são divididas em duas camadas principais. A camada entre 0 e 30 km de altura recebe o nome de troposfera e entre 30 e 100 km de altura recebe o nome de termosfera. Tanto a região superficial como a alta termosfera são dominadas por intensa neblina.
Em todas as camadas existem movimentos atmosféricos variados o qual se destaca o movimento conhecido por super-rotação, onde as massa de gases deslocam-se em sentido oeste e completam uma volta ao redor do globo venusiano em aproximadamente 96 horas.
Superfície de Vênus
Devido à dificuldade de estudos