sensação
É um estado mental subjetivo associado a uma ampla variedade de sentimentos, comportamentos e pensamentos. Ela desempenha um papel central nas atividades humanas, já que as emoções alteram a atenção e o nível do comportamento resultando em diferentes respostas do indivíduo. Pode ser considerada como uma espécie de depósito de influências aprendidas e inatas.
A emoção é uma condição complexa que surge em resposta a determinadas experiências de caráter afetivo.Uma emoção intensa tem pelo menos seis componente. Assim, nossa lista dos componentes de uma emoção inclui o seguinte:
1. A experiência subjetiva da emoção: Relaciona-se com o que o indivíduo sente a nível emocional e interior a que só ele tem acesso, ou seja, é o estado afetivo associado à emoção.
2. Componente expressiva: Respostas corporais internas, especialmente aquelas que envolvem o sistema nervoso autônomo
3. Componente cognitiva: Ocorre quando tomamos conhecimento do fato: se não houver conhecimento deste, não se experimenta qualquer emoção.
4. Componente fisiológica: Manifestações orgânicas, corporais face à emoção;
5.Componente comportamental: Reações a emoções .Comportamento que o sujeito poderá ter face ao outro, é o estado emocional que desencadeia determinado conjunto de comportamentos; 6. Componente avaliativa - Fazemos uma avaliação, agradável ou desagradável, da situação;
Sensação
As sensações em nível psicológico são experiências associadas com estímulos simples. Em nível biológico, os processos sensoriais envolvem os órgãos dos sentidos e as rotas neurais que se originam deles, as quais estão relacionadas com os estágios iniciais de aquisição de informação dos estímulos. As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.
Sensações Visuais
O órgão sensorial que controla as nossas sensações visuais é o olho.
Quando os nossos olhos captam raios de luz a imagem que está no nosso horizonte (digamos