sensação e percepção
" O aborto de fetos com XYY diagnosticado é uma discriminação contra homens que têm essa alteração cromossômica, visto que eles são saudáveis tanto fisicamente quanto mentalmente e apresentam uma inteligência dentro da faixa da normalidade."
Fargestrom C , Himes P, Olson S.
Definição:
A síndrome Jacobs é uma aneuploidia dos cromossomas sexuais, onde um humano do sexo masculino recebe um cromossomo Y extra em cada célula, ficando assim com um cariótipo 47,XYY. A síndrome Jacobs é designada também como a trissomia XYY ou Síndrome XYY, aneuploidia 47 XYY ou síndrome do super-macho.
Epidemiologia:
Indivíduos com cariótipo 47 XYY ocorrem com a frequência de 1 caso por 1.000 nascimentos masculinos numa população em geral.
Cerca de 2 a 3% dos delinquentes e doentes mentais ou prisioneiros têm no seu cariótipo um cromossoma Y a mais, porém o comportamento agressivo raramente constitui motivo de grande preocupação, uma vez que estes indivíduos aprendem a controlar-se.
Risco de recorrência:
Não há risco de recorrência aumentado em futuras gravidezes de genitores que tiveram uma criança portadora da síndrome do XYY.
Probabilidade de ter outro bebê com duplo Y é igual à da população em geral, ou seja, bem baixa.
Aspectos clínicos:
Desenvolvimento e crescimento:
Ao nascimento, em geral, não apresentam anormalidades maiores, podendo haver apenas um leve aumento na ocorrência de malformações. A estatura e o peso ao nascimento são inalterados.
Durante o primeiro ano de vida, os bebês desenvolvem-se normalmente, no início da infância, alguns meninos apresentam um crescimento acelerado, que contribuem para serem maiores que a media masculina para a mesma idade.
Na adolescência o início da puberdade dá-se com um atraso de 6 meses em média, porém o desenvolvimento dos caracteres sexuais transcorre normalmente.
Devido a não disjunção durante a meiose II paterna, o cromossomo Y transporta relativamente poucos genes. Também é designada