sensação e percepção
Introdução
No presente trabalho iremos abordar sobre a sensação e a perceção, segundo Fiorelli e Manguine (2008 p.10) sensação é a operação pela qual as informações relativas a fenómenos no mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro e perceção segundo Kaplan e Sadock (1993, P.237) é um processo de transferência de estimulação física em informação psicológica, processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos a consciência. Neste trabalho veremos a importâncias desses e dois e como se dividem e como atuam entre nos de forma resumida temos aqui o resultado das nossas pesquisas esperamos que estejam em altura da vossacompreensão.
1. Sensações
Sensação é a operação por meio da qual as informações relativas a fenómenos no mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. (Fiorelli e Mangini, 2008 p.10)
Por meio das sensações tomamos conhecimento das coisas, elas são as impressões produzidas nos órgãos dos nossos sentidos pelos objetos e fenómenos externos e eu são transmitidas ao cérebro.
A Sensação depende do estimulo e da capacidade do individuo de capta-la. (Fiorelli e Mangini, 2008, p.13)
1.1. Tipos de sensações
As sensações são divididas em 5 (cinco) partes que cada uma corresponde a um sentido.
1.1.1. Sensações visuais– são aquelas em que o órgão responsável é o olho, por exemplo quando vemos alguém triste ou feliz.
1.1.2. Sensações olfativas – são aquelas em que o órgão responsável é o nariz, por exemplo: quando sentimos o cheiro de um perfume, ou de uma comidaespecífica.
1.1.3. Sensações gustativas – são aquelas em que o órgão responsável é a língua, por exemplo: quando comemos algo doce, amardo, salgado, etc.
1.1.4. Sensações tácteis – são aquelas em que o órgão responsável é a pele, a ponta dos dedos da mão possui uma descriminação muito maior que as restantes partes, por exemplo usamos a mão para saber se algo ta quente ou frio, leve ou duro,