Uso do livro didatico
O texto a seguir foi desenvolvido no intuito de mostrar a relação que deve haver entre professor e o livro didático dentro da sala de aula, que usado de maneira correta pode trazer benefícios à aprendizagem dos alunos, inclusive nos primeiros anos de alfabetização.
Dentre vários recursos usados pelo professor em sala de aula, o livro didático assume um papel importante para a aprendizagem do aluno.
A compreensão dos significados que os professores atribuem ao livro didático e as explicações das relações que estabelecem com este material no contexto da cultura da escola, a função do livro no processo de alfabetização e o uso que o professor faz deste material no cotidiano escolar.
Seria o livro didático o único responsável pela transmissão de conhecimentos dos alunos no século XXI? E o professor que organiza a seleção dos conteúdos, interfere e guia as práticas pedagógicas e contribui para a formação do conhecimento escolar e do cidadão, consegue, apenas com o livro didático atingir seus objetivos e metas?
De como o professor precisa ter consciência do seu papel atual de mediador das experiências dos alunos e dos objetivos propostos para uma boa aprendizagem, verificando a utilização do livro didático não como único, mas como um dos recursos, empregados no cotidiano da sala de aula.
Pode-se apreender que a valorização do objeto livro didático na cultura escolar não é diretamente correspondida na cultura da escola e que os professores estabelecem formas de usar o livro didático de alfabetização principalmente a partir de suas experiências pessoais e profissionais. É uma ferramenta auxiliadora para uma prática significativa ou um encosto que esconde a descrença de uma educação eficaz?
2. DESENVOLVIMENTO
O professor dentro da sala de aula precisa assumir o papel de mediador entre as experiências dos alunos e dos objetivos a serem atingidos no final do processo de aprendizagem. Não se julga