Senior
Projetos (OPM3®) de Informática em Saúde
Luis Augusto dos Santos 1, Heimar de Fátima Marin 2
1
2
Engenheiro Eletricista, membro do NIEn e pós-graduando pela UNIFESP, Brasil
Enfermeira, Docente em Informática em Saúde, Profa. Associada Livre-docenteda UNIFESP, Brasil
Resumo - O modelo OPM3® em organizações de saúde para avaliar a maturidade em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação. É apresentado um modelo desenvolvido por uma comunidade internacional de gerenciamento de projetos para a disseminação desse conhecimento. Auxilia a identificar as práticas existentes na organização comparando com práticas globais de gerenciamento de projetos.
Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos; Maturidade em Projetos; Informática Médica.
Abstract – The model OPM3® in health care organizations to evaluate the maturity in information technology project management. It is presented a model developed for an international community of project management for the dissemination of this knowledge. It assists to identify existing practices in the organization comparing with global practices project management.
Key-words: Project Management; Project Maturity; Medical Informatics.
Introdução
As organizações que procuram identificar melhores práticas1 para empreenderem mudanças em suas áreas de negócios, devido a novas oportunidades ou a solução de problemas, podem usar as técnicas Gerenciamento de Projetos (GP).
Todo projeto tem as características de serem temporários e criarem produtos, serviços ou um resultado exclusivo. Temporário significa definir datas de inicio e fim, a criação de exclusividade é fazer algo que nunca foi feito antes.
A maturidade em projetos é a utilização de práticas adequadas para cada organização, segundo sua área de atuação, porte, complexidade e recursos disponíveis.
O modelo OPM3®, Organizational Project
Management Maturity Model [1], é uma ferramenta
para