senior
A higiene é o ramo da Ciência que estuda e aplica os meios necessários para criar condições favoráveis à saúde. Compreende um conjunto de normas e atitudes para se manter uma relação equilibrada e harmoniosa com o próprio corpo e com o meio.
São regras de higiene pessoal:
Manter a pele, o cabelo, os dentes, as mãos e as unhas em perfeitas condições de limpeza;
Manter uma postura correta;
Garantir as horas de sono adequadas;
Praticar exercício físico;
Ter uma alimentação variada e em quantidade não excessiva;
Manter o vestuário e o calçado limpos e não apertados;
Preservar a visão e a audição de agressões, como permanecer muito próximo de ecrãs ou ouvir música alta;
Ter comportamentos que contribuam para a higiene do ambiente, em casa e nos locais públicos.
Quais são as consequências do alcoolismo?
O álcool causa dependência, levando a um estado de intoxicação e descontrolo chamado alcoolismo. O consumo excessivo de álcool prejudica gravemente a saúde, causando problemas como irritabilidade, hipertensão, cirrose alcoólica e úlceras de estômago. Nas grávidas, origina lesões no feto. Nas crianças, diminui a capacidade intelectual.
O alcoolismo afeta toda a sociedade, pois o doente alcoólico origina mau ambiente familiar, é normalmente agressivo, não cumpre os deveres profissionais e é um condutor irresponsável. Tabagismo
O tabagismo designa o hábito de fumar tabaco, o qual prejudica gravemente a saúde.
No tabaco estão presentes vários tipos de substâncias tóxicas, como:
o alcatrão, substância cancerígena; a nicotina, que causa dependência; o fumo, que contém monóxido de carbono, gás que causa a redução do oxigénio no sangue.
O tabagismo está na origem de doenças como o cancro e problemas cardiovasculares e respiratórios. O tabaco também provoca doenças nos não-fumadores que convivem com os fumadores em locais fechados, e problemas no