Seniors
Antes de iniciar a história evolutiva é escencial conhecer as características dos primatas.
Com certeza você já deve ter estudado na escola sobre a classe a qual pertencemos, os mamíferos. É nessa classe que esta a família de animais mais inteligente do planeta Terra. A família dos primatas.
A ocupação do topo da escala de inteligência da natureza por parte dos primatas não deve unicamente a presença do homo sapiens nesta família. Se este fosse extinto, ainda assim os primatas estariam no topo da inteligência.
Características e a inteligência:
Você já olhou a sua mão? Pois é, é algo sensacional, uma “ferramenta” especial que a natureza nos deu. Não são todos que conseguem agarrar e manipular com precisão objetos, o leão, a vaca, o cachorro, o elefante não fazem isso. Apenas nós e alguns dos outros primatas faz.
Veja: esse poder, de manipular com precisão, permite o estudo e o uso (e no caso dos do subgênero homo, a invenção) mais detalhado dos objetos. Por isso os primatas (mesmo se retirar o homo sapiens) são campeões no uso de ferramentas.
Você também sabe que os cães e a maioria dos mamíferos enxergam em preto e branco. Apenas nós, os primatas (nem todos), dentre os mamíferos, exergamos cores. E isso é altamente importante, permite-nos selecionar frutas, se esconder de predadores, caçar com maior eficiência, usar instrumentos e até mesmo inventar ferramentas.
Uma outra importante característica dos primatas é o cuidado com a prole. Se enganam aqueles que acham que as aves são as que melhor fazem isso. Elas apenas cuidam do sustento da prole, esta por sua vez, após adquirir a capacidade de voar não reconhecem mais seus pais. Já no caso dos primatas hominídeos (Homem, chimpanzé, gorila e orangotango), além de cuidar do sustento, os pais (e o grupo) transmitem cultura e ensinamentos.
Todas essas características aliadas ao gigantesco desenvolvimento do encéfalo nos hominídios permitem um grau de inteligência.
Grau que