Senhora
Política: Actividade humana que tem por objecto a conquista, a manutenção e o exercício do poder, no âmbito do Estado.
Ciência Política: Sinteticamente pode dizer-se que Ciência Política é o estudo científico da Política.
São ciências políticas os ramos do saber que directa ou indirectamente digam respeito ao Estado e aos fenómenos de poder que se produzam no Estado ou fora dele.
A ciência política é a disciplina que se ocupa de estudar os problemas do Estado e do poder político na actualidade, através da observação dos factos e da sua explicação
Ciência Política – Campo de Estudo: A Ciência Política tem um campo próprio de investigação, devidamente estabelecido, e um campo que partilha com outras ciências sociais.
Os estudos de Ciência Política nascem da necessidade de analisar os fenómenos políticos por um ângulo de visão diferente do da Ciência do Direito e do da Filosofia. O Direito permite-nos conhecer as normas, a
Filosofia coloca-nos perante os valores. A Ciência Política revela-nos os factos, as situações, as realidades da vida quotidiana.
Em 1948 a UNESCO estabeleceu um quadro de rubricas como campo de estudo da Ciência Política:
1. A Teoria Política - distingue-se da filosofia política por não ser normativa. Recusa o juízo de valores mas faz questão de formular hipóteses sobre os factos. Insere-se também ao nível da Teoria Política a
História das Ideias Políticas.
2. As Instituições Políticas - estudo monográfico do governo central e dos governos locais, da administração pública. Consiste na observação e análise das diversas funções assumidas por essas instituições.
O interesse do politista reside em conhecer as práticas concretas e os jogos das forças sociais que produzem essas práticas.
3. Partidos, Grupos e Opinião Pública - estuda e analisa os partidos políticos, os grupos e associações; a participação no governo e na administração; a opinião pública.
4. As Relações Internacionais – aqui se incluem