Senhora
História
A Estação da Luz (MOSTRAR FOTO DA ESTAÇÃO DA LUZ) foi projetada pelo Barão de Mauá no ano de mil oitocentos e sessenta e sete (MOSTRAR FOTO DO BARÃO DE MAUÁ). Sua finalidade era sediar a primeira ferrovia do estado de São Paulo, de origem britânica denominada Companhia São Paulo Railway. (MOSTRAR FOTO DA COMPANHIA). Essa ferrovia conectava o Interior do Estado ao litoral, a qual ia de Santos a Jundiaí. (FOTO AÉREA DA FERROVIA).
No início do século vinte, a estação foi a principal porta de entrada para a cidade de São Paulo. Esse período foi de auge para a estação devido à importância econômica ocasionada principalmente pela transportação de café até santos e dos bens de consumos vindos do exterior para a capital (MOSTRAR DUAS FOTOS, UMA RELACIONANDO A ECONOMIA E O CAFÉ E OUTRA A ECONOMIA E OS BENS DE CONSUMO).
Desde o início, a estação causou grande impacto para a cidade e para a população. O conjunto arquitetônico além de fazer parte do cotidiano da Cidade de São Paulo era também um referencial urbano. Agora, a estação fazia parte da imagem da cidade, composto com o edifício da Pinacoteca do Estado um marco na região da Luz, marcando os limites dos bairros do Bom Retiro e Campos Elíseos. (MOSTRAR FOTO DA ESTAÇÃODE PERTO, UMA DE LONGE, A PINACOTECA).
No ano de mil novecentos e quarenta e seis um incêndio provocado assolou a estação e grande parte dela foi destruída. Através de recursos do governo ela foi recontrída e após cindo anos reinaugurada (MOSTRAR FOTOS DO INCENDIO E DA RECONSTRUÇÃO). Muitas reformas aconteceram na década de noventa, e a principal mudança nesse período foi a Luz passar a fornecer apenas trens metropolitanos da CPTM. (MOSTRAR FOTO DOS TRENS). Em 2006 o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado seu projeto foi avaliado em aproximadamente trinta e sete milhões de reais, que foram utilizados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do Prédio da Estação da Luz., o projeto arquitetônico é de