Senescência snc
O SNC está constituído por estruturas que se localizam no esqueleto axial (coluna vertebral e crânio): são o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo e a medula espinhal são envolvidos e protegidos por membranas de tecido conjuntivo chamadas, em conjunto, de meninges e classificadas em dura-máter, aracnóide e a pia-máter.
No espaço subaracnóide e nos ventrículos circula um líquido de composição química pobre em proteínas, denominado líquido cérebro-espinhal ou líquor, sendo uma de suas mais importantes funções proteger o SNC, agindo como amortecedor de choques. Ele é produzido nos plexos corióides situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículos.
A maior parte do encéfalo corresponde ao cérebro. Na superfície dos dois hemisférios cerebrais apresentam-se sulcos que delimitam giros. O cérebro pode ser dividido em lobos, correspondendo cada um, ao osso do crânio com que guardam relações. Assim temos um lobo frontal, occipital, parietal e temporal.
• Informações sensoriais - 1. Lobo Occipital: áreas visuais; 2. Lobo Parietal: áreas sensoriais somáticas; 3. Lobo Temporal: áreas auditivas; 4: na área inferior do Lobo Parietal e oculto junto à ínsula está a área gustativa.
• Controle dos movimentos voluntários - Lobo Frontal: anteriormente ao sulco central estão localizadas o córtex motor primário, área motora suplementar e área pré-motora.
• Áreas associativas corticais - As áreas associativas mais importantes são: córtex pré-frontal, córtex parietal posterior, córtex temporal inferior.
Substância branca e cinzenta no SNC
A observação atenta de um corte de encéfalo ou de medula permite reconhecer áreas claras e áreas escuras que representam, respectivamente, o que se chama de substância branca (constituída, predominantemente, de fibras nervosas mielínicas) e substância cinzenta (constituída, predominantemente, de corpos de neurônios).
A substância cinzenta, que na medula é um todo contínuo, apresenta-se, no