solidao do idoso
NOME DO ALUNO
SOLIDÃO DO IDOSO : Uma revisão integrativa
JOÃO PESSOA–PB
2013.2
NOME DO ALUNO
SOLIDÃO DO IDOSO : Uma revisão integrativa
Projeto de Pesquisa apresentado a professora Iracema Tabosa como requisito de avaliação na Unidade Programática Processo Investigar de Enfermagem I.
JOÃO PESSOA – PB
2013.2
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
1.1 OBJETIVO GERAL
2
REVISÃO DE LITERATURA
2.1 FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA
2.2 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM /O CUIDADOR
3
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
4
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Para Carvalho e Rodriguez-Wong (2008), o maior ritmo de crescimento da população idosa é que levará ao envelhecimento populacional. De 3,1%, em 1970, as pessoas com 65 ou mais anos de idade deverão corresponder, em 2050, a aproximadamente 19% da população brasileira. A população idosa, por sua vez, sofrerá uma profunda mudança em termos de sua distribuição interna, tanto etária, quanto entre os sexos.
Segundo SILVEIRA, CALDAS e CARNEIRO (2006), com o aumento da expectativa de vida aumenta também a possibilidade de o idoso ser acometido por doenças de ordens diversas, a análise desta categoria evidencia os transtornos no relacionamento dos familiares quando um de seus membros adoece. As pessoas lidam com a eclosão e o prosseguimento da doença pautada por crenças, mitos, normas e papéis estabelecidos, que concorrem para a dinâmica de cada família em particular. Em certas famílias, a regra é dividir as responsabilidades; em outras, é obrigação cuidar dos pais; em outras, os velhos atrapalham, e assim por diante. Considerando