semântica formal
Dalila Patricia Vidal de Lima
Jallyson Klênio Filguêira Paulino
José Júnior Pereira dos Santos
Maria Elicarla da Silva1
INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz parte da disciplina de semântica, nele abordaremos o assunto Semântica Formal, com base na na teoria de Oliveira (2001), que enfatiza que para a Semântica Formal, o significado é um termo complexo que se compõe de duas partes, o sentido e a referência e postula que as sentenças se estruturam logicamente, como veremos no decorrer de nossa discussão.
A SEMÂNTICA FORMAL
O objeto de estudos da semântica é o significado. Porém, como aponta Oliveira (2001) “definir o objeto de estudos da semântica na é tarefa simples”. A área de pesquisa busca descrever o significado das palavras, e, das sentenças, devemos então definir esse conceito entre os estudiosos sobre o que se entende por significado, além disso, o termo é usado para descrever situações de fala diferentes, o que e considerado como uma dificuldade a mais precisa de significado.
Como ao há um acordo entre os semanticistas podemos afirmar que há varias formas de descrever o significado. Há vários semânticos:
O estruturalismo [...] defina o significado como uma unidade de diferença, isto é, o significado se dá numa estrutura de diferenças com relação há outros significado. O significado e uma palavra se define por não ser outro significado [...] Já para a semântica formal o significado é um termo complexo que s compõe de duas partes, o sentido e a referência [...] Para a semântica da enunciação o significado é resultado o jogo argumentativo criado na linguagem e por ela [...]. (Oliveira, 2001, p. 18).
Como vimos cada área de estudos descreve o significado de uma maneira diferenciada. Como o foco do nosso trabalho é a semântica formal, daremos ênfase ao conceito dado por essa vertente.
A semântica formal descreve o problema do significado a partir do postulado de que as sentenças se estruturam logicamente. Ao analisar o