Mudanças e transformações sociais no Brasil
Taniely Motta
Camila Santos
Joane Renata
Anne Paola
Eduardo Monte
Mudanças e transformações sociais no Brasil
Macapá, 05 de dezembro 2014
As mudanças sociais no Brasil ocorreram de uma forma desestruturada e sem grandes efeitos para a população. Isso ocorreu porque as grandes revoluções tiveram iniciativas das elites brasileiras, sem a participação do povo. A independência do Brasil, por exemplo, foi feita pela elite. Mas mesmo com independência, o Brasil continuou a ser um país onde existia a escravidão, a discriminação pela classe social, cor, sexo etc...
Quando se fala em mudança social no Brasil, um termo comumente empregado é modernização. Uma pergunta sempre esteve presente nos escritos de muitos pensadores: por que existe tanta resistência às mudanças no Brasil?
Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro “Façamos a revolução antes que o povo a faça”, disse um político às vésperas do movimento de 1930. Quem domina o país faz de tudo para garantir o controle, apesar das mudanças. A Monarquia e a República comentam a mudança do Assim, modernização ou reforma regime político. Diz a Monarquia: “Não é por falar seriam os termos mais apropriados mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa”. A para classificar muitos eventos República responde: “Eu também!”. Charge de K. Lixto publicada na chamados de “revolução” no revista Fon-Fon de 1909. Brasil.
Duas “revoluções” no Brasil no século XX “Revolução” de 1930Esse foi o movimento que Acervo Iconografia levou Getúlio Vargas ao poder. Na década de 1920, os grupos que dominavam a política nacional eram os Tropas de Minas Gerais no levante de outubro de 1930, que levaria mesmos desde o Império. Vargas ao poder. Com a crise de 1929, que fechou fábricas e derrubou os preços do café, houve descontentamento geral. Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento que alterou os grupos no poder.