Resumo - Semântica Formal
José Borges Neto
Segundo o professor José Borges Neto, a Semântica geralmente é definida como "estudo do significado". Porém, o conceito é mais amplo, em virtude da teoria das construções linguísticas. A respeito das teorias do significado, há aquelas que localizam o significado na própria linguagem e há aquelas que localizam o significado nos falantes. Nem sempre o que é dito por um falante será entendido pelo interlocutor da maneira que foi intencionada a transmissão da mensagem! É por isso que o significado pode estar contido na linguagem ou mesmo no falante! Neste estudo, veremos o significado das expressões linguísticas e deixaremos o significado dos falantes para a pragmática.
Dentre as teorias que tratam dos significados das expressões linguísticas, existem as que tratam o significado como uma espécie de entidade (teorias referenciais e teorias ideacionais) e as que tratam o significado como uma relação. Pela concepção ideacional, é difícil conceber uma ciência sobre significado, visto que há palavras que necessitam envolver situações específicas para se estabelecer o sentido do significado. Por esse motivo, considera-se que o significado não é uma entidade, mas uma espécie de relação.
Por um lado, existem algumas propostas que consideram que o significado é a relação entre as expressões linguísticas e o uso dado entre seus falantes, em cada contexto específico. Embora haja defensores da posição que diz que o significado de uma expressão é a soma de seus vários usos ao longo da história, chegamos à conclusão que as expressões têm significado, mas nem sempre são estáveis. Vale lembrar que a proposta que defende o significado das expressões como o resultado de uma história é a mais sensata, aos olhos de Borges Neto. Porém, mencionando Jaakko Hintikka, ele demonstra a distinção entre “linguagem como cálculo” e “linguagem como meio universal”.
A linguagem como meio universal pressupõe certas relações semânticas em todos seus