Semiótica
Prof. Oscar Augusto de Faria
Centro Universitário Belas Artes
01 - Quais as principais características da Semiótica Peirciana descritas pela autora no capítulo 1? Resposta:
O capítulo descreve a tríade semiótica de Peirce atribuída por signo, interpretante e objeto, fundamentado na fenomenologia. Ele utiliza elementos formais e universais que se apresentam na percepção a mente.
Esses elementos são denominados primeiricidade, que, relacionado com o acaso, aparecem a possibilidade, qualidade, sentimento. A secundidade está ligada com as ideias de dependência, dualidade, determinação; enquanto a terceiridade diz respeito à generalidade, continuidade, crescimento.
Na definição da semiótica peirciana, usa-se da lógica triádica do signo que se inclui três teorias. A Teoria da Significação, a qual há uma relação do signo consigo mesmo, da natureza do seu fundamento, aquilo que ele representa, ele possuí três teorias formais que dão capacidade para o signo funcionar. Sendo eles, sua qualidade, também chamada de quali-signo, onde tudo pode ser um signo, através de uma qualidade a qual da ao signo sua capacidade funcional. Outra propriedade que dá ao que existe o poder de funcionar como signo, chamada de sin-signo, sin de singular. Além da propriedade de lei, ou legi- signo, o qual pela lei tudo deve ser signo. A Teoria da Objetivação, onde há a relação do signo com o objeto, com o que determina o que o signo é, o que o signo representa e se aplica. Peirce chegou a três tipos de relação que o signo pode ter com o objeto, o qual diz que se o fundamento é um quali-signo, na sua relação com o objeto ele será um ícone, se for um existente, na sua relação com o objeto ele será um índice e se for uma lei, será um símbolo Enquanto na Teoria da Interpretação, que se trata da relação do signo com o seu interpretante, implicado quanto aos seus