projeto de intervenção
SERVIÇO SOCIAL
leidiane nasicmento lobo – ead 00670955
Ilhéus
2014
leidiane nasicmento lobo – ead 00670955
HIV E SUAS VILNERABILIDADES
.
O Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC, Comunicação na Pratica do Assistente Social.
Docentes: Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon.
Ilhéus
2014
INTRODUÇÃO
A construção do conceito de vulnerabilidade no campo da saúde é relativamente novo e está relacionado ao esforço de superação das práticas preventivas em saúde apoiadas no conceito de risco, e mais especificamente no contexto da epidemia de HIV/AIDS. Conceito complexo que implica em considerar a chance de exposição das pessoas ao adoecimento como resultante de um conjunto de fatores individuais, sociais e institucionais.
A aids é uma doença reconhecida mundialmente como problema de saúde pública.
Acesso tardio é hoje uma das principais preocupações na luta contra a epidemia de aids. Tem impacto no curso clínico da infecção, na efetividade do tratamento, na qualidade de vida dos pacientes, no risco de morte e nos custos para o sistema de saúde, e Ilhéus apresenta alguns índices preocupantes. O início tardio da atenção à saúde de pacientes com HIV ainda é comum em vários países. Muitos indivíduos são testados tardiamente e, por conta da presença de sinais e sintomas da infecção. Por outro lado, mesmo que o diagnóstico seja realizado precocemente, não há garantia que os indivíduos irão buscar tratamento oportuno. As epidemias do HIV e Aids ainda apresentam grandes desafios para as sociedades, pois ainda configuram como graves problemas de saúde pública que afligem a