Semiótica
Análise semiótica:
O que é Semiótica?
Semiótica é uma ciência que estuda a produção dos sentidos das linguagens através de imagens, como por exemplo, os sinais utilizados no trânsito, a gestualidade (código LIBRAS), as coreografias, as palavras lidas, escritas, ouvidas e faladas, a música, a culinária, as trocas biológicas (como as da fotossíntese), os sons emitidos pelos animais, as convenções sociais, as artes (literatura, cinema, teatro, pintura, escultura, arquitetura, grafite), a TV etc.
As diversas linguagens que possibilitam a comunicação. É uma ciência geral, estruturada numa lógica abstrata, que explica o funcionamento da mente humana, e, como tal, possui uma epistemologia própria e arcabouços teóricos bastante complexos que sustentam algumas verdades e suscitam muitas dúvidas.
O objeto de estudo da Semiótica são as linguagens (ou códigos). Por linguagem, entendemos o conjunto ou sistema estruturado de signos. As linguagens são instrumentos que possibilitam a expressão e a impressão. São, portanto, instrumentos dos quais a comunicação não pode prescindir. Não há comunicação sem linguagem.
A interpretação e produção de signos se dão em três categorias:
• Primeiridade – categoria do "desprevenido", da primeira impressão ou sentimento que recebemos das coisas; uma consciência imediata tal qual é. Nenhuma outra coisa senão pura qualidade de ser e de sentir.
• Secundidade – categoria do relacionamento direto, do embate de um fenômeno de primeiridade com outro; ação de um sentimento sobre nós, a nossa reação específica, comoção do eu para com o estímulo.
• Terceiridade – categoria de inter-relação; aproxima o sentimento do raciocínio, numa síntese intelectual, corresponde à camada de pensamento em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo.
ENCONTROS DO GRUPO
Envolvimento e Participação na Execução.
A Semiótica como todos nós do grupo podemos perceber e discutir, é fundamental e esta diretamente ligada e