oraçoes subordinada subst e adjetiva
1) Subjetivas: funciona como sujeito Parece que ninguém viu o extraterrestre. É importante que tenha juízo. Nota-se que tudo mudou.
2) Objetivas diretas: funciona como objeto direto Todos queriam que o extraterrestre aparecesse. Não sei se esse cometa existe mesmo.
3) Objetivas indiretas: funciona como objeto indireto Todos me avisaram de que a prova será amanhã. Lembre-se de que isso é importante.
4) Completivas nominais: funciona como complemento nominal Tenha certeza de que isso é importante. Estou convencido de que tudo dará certo.
5) Predicativas: funciona como predicativos Nossa vontade era que o extraterrestre aparecesse. Minha sorte foi que chegamos cedo.
6) Apositivas: funciona como aposto Tenho certeza de uma coisa, que isso não existe. Só sei isto: que isso não existe.
Orações subordinadas adjetivas: Toda oração iniciada por pronome relativo exerce função adjetiva e, por isso, se diz oração adjetiva.
1. Explicativas: modificam um termo de sentido genérico, chamando a atenção para uma de suas características. O Brasil, é o maior país da America do Sul, importa trigo em grande quantidade. Brasília, que é a capital do Brasil, foi fundada em 1960.
A oração explicativa como verbo ser equivale ao aposto. Vem sempre entre vírgulas. Esta cidade, onde nasci, já possui mais de trezentos anos. O rio Paraná, cujas águas estão poluídas, divide os Estados de SP e do MS.
2. Restritivas: modificam um termo do qual restringem o sentido. O Brasil que eu vi não é o Brasil que eu vejo.