Semiótica aplicada em análise de linguagem publicitária
A semiótica oferece ao profissional de comunicação uma metodologia que, quando aplicada, que auxilia no processo de comunicação e geração de sentido da ideia a ser transmitida, estudando sua semiose. Muitos profissionais na área de design (que entendemos como a principal área que necessita conhecer sobre o assunto) não a utilizam, principalmente pela falta da prática no assunto, deixando de lado uma poderosa ferramenta.
Levando em conta que estudamos comunicação e que a cadeira de semiótica nos envolve em um estudo mais aprofundado do uso aplicado da semiótica com responsabilidade, para que de algum modo ou meio venhamos através deste conhecimento obtido usar signos como uma estratégia de comunicação onde a mensagem pode ser facilmente transmitida, comunicando conceitos complexos e importantes de maneira simples, aumentando as chances de sucesso do design na criação de uma identidade visual, logotipo, branding e produtos em geral, buscando expressar alguma ideia, demonstrar, expor ou até mesmo defender o posicionamento de uma marca ou buscar conquistar novos mercados atingindo com eficácia o público alvo. . A eficiência do símbolo pode ser notada principalmente nos logotipos e produtos reconhecidos mundialmente. Podemos compreender o valor de não só compreender, mas se aprofundar quando o tema é: Semiótica Aplicada em peças publicitárias.
A semiótica pode ser aplicada tanto ao design gráfico quanto ao design de produto, visto que um produto também se comunica com o usuário, principalmente pelo tato. Concluímos aqui a importância do uso da semiótica na consolidação de uma ideia, que pode fazer seu design ser assertivo e ganhar presença no mercado.
Peirce se preocupou em apresentar as entranhas do processo de interpretação, ou seja, apresentou os três passos necessários para que uma interpretação se realize, praticamente classificando os interpretantes como, imediato, dinâmico e final. Objeto Imediato: é