Semiotica
Semiótica
Ana Lucia
Cássia Fernanda
Michel Cirilo
Abril de 2011
FACULDADE DE TECNOLOGIA DOM AMAURY CASTANHO
Relatório de Semiótica
Ana Lucia
Cássia Fernanda
Michel Cirilo
Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Prof. Dr. Danilo Luiz Carlos Micali
Abril de 2011
Índice:
1. Semiótica pag. 04
2. Charles Sanders Peirce pag. 05
3. Ferdinand de Saussure pag. 08
4. Umberto Eco pag. 11
5. A diferença entre semiótica e semiologia pag. 13
6. Semiose pag. 13
7. Conclusão pag. 14
1- Semiótica
A semiótica provém da raiz grega ‘semeion’, que denota signo. Assim, desta mesma fonte, temos ‘semeiotiké’, ‘a arte dos sinais’. Esta esfera do conhecimento existe há um longo tempo, e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. Ela é, portanto, a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado, neste sentido define a semiose.
Ela lida com os conceitos, as idéias, estuda como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente. Ao contrário da lingüística, a semiótica não reduz suas pesquisas ao campo verbal, expandindo-o para qualquer sistema de signos – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros.
O conhecimento tem um duplo aspecto. Seu ponto de vista semiótico refere-se ao significante, enquanto o epistemológico está conectado ao sentido dos objetos. A origem da semiótica remonta à Grécia Antiga, assim sendo ela é contemporânea do nascimento da filosofia. Porém, mais