semiotica fichamento
“Em uma acepção muito geral, a semiótica é a teoria de todos os tipos de signos, códigos, sinais e linguagens. Portanto, ela nos permite compreender palavras, imagens, sons em todas as suas dimensões e tipos de manifestações.” (Pag. 59)
“a semiótica estuda os processos de comunicação, pois não há mensagem sem signos e não há comunicação sem mensagem.” (Pag. 59)
“as vários traços de distinção com que os produtos Seda foram relançados no mercado trazem a "distinção" em seus dois sentidos: o sentido denotativo, sentido literal daquilo que se distingue porque é diferente, e o sentido conotativo, figurado, daquilo que se distingue por superioridade.” (Pag 61)
As fórmulas dos produtos Seda são criadas no Elida Hair Institute, signo do estrangeiro, que, para a cultura brasileira de classe média, sempre exerce um forte poder de sedução. (Pag. 61)
Essa publicidade é altamente eficaz porque, para transmitir a imagem da diferença, realmente faz a diferença, tanto no contraste gritante entre o feio e o belo, como na própria cena publicitária escolhida, muito distinta do padrão de publicidades de produtos para cabelo.
“Essas duas publicidades já permitem detectar uma característica fundamental de toda a série: camadas de significação se sobrepõem e metaforicamente se fundem.” (Pag. 64)
“Vale dizer que a eficácia comunicativa dessas mensagens múltiplas é muito maior do que a de mensagens explícitas e unívocas, pois a ambiguidade de sentidos tem um alto poder de penetração psíquica e afetiva.” (Pag. 64)
“a repetição do pronome pessoal eu indica o prazer da descoberta de um produto feito exatamente para atender a necessidades muito pessoais (a paixão pelo Sol) de um caso muito específico (cabelos escuros).” (Pag. 65)
“Em suma: as diferentes camadas de sentido, algumas mais evidentes, outras mais subliminares dão a essas publicidades um