Fichamento sobre - o que é semiotica
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 1. Ed. São Paulo. Brasiliense, 1993. (coleção primeiros passos; 103).
Há várias formas de se expressar o pensamento, ou uma linguagem teórica. E, uma das maneiras interessantes é através do processo da semiótica.
De acordo com leituras e análise do texto O que é semiótica, “é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como fenômeno de produção de significado e de sentido”. (p.13)
Um aspecto importante a ser abordado dentro da ciência semiótica, é as relações pessoais concernentes as mensagens que são codificadas entre as pessoas, o que dá sentido entre um indivíduo e outro, para compreensão e desenvolvimento de habilidades e atitudes, no contexto social.
“Seu campo de indagação é tão vasto que chega a cobrir o que chamamos de vida. (...) Sem informação não há mensagem (...). Sem a linguagem seria impossível à vida”. (p.13/14).
Outro fator a ser considerado na ciência semiótica é a função de classificar os signos, o que permite ordenar o raciocínio lógico do pensamento humano e traduzi-lo de forma mais clara e precisa para o pensamento e relação das pessoas entre si.
“Dizia Peirce”: “A fenomenologia ou doutrina das categorias tem por função desenredar a emaranhada meada daquilo que, em qualquer sentido, aparece, ou seja, fazer a análise de todas as experiências é a primeira tarefa a que a filosofia tem de se submeter”. “Ela é a mais difícil de suas tarefas, exigindo poderes de pensamentos muito peculiares, a habilidade de agarrar nuvens, vastas e intangíveis, organizá-las em disposição ordenada, recolocá-las em processo”. (p.33)
É interessante destacar segundo o texto: O que é semiótica, três faculdades que devemos desenvolver: “a capacidade contemplativa, (...). Saber distinguir (...) diferenças nessas observações; ser capaz de generalizar” (p.33).