Ficha Santaella
FICHAMENTO
GUARAPUAVA
2015
FICHAMENTO
Trabalho apresentado pelo acadêmico Mateus Alves para avaliação na disciplina deTeoria da Comunicação, do curso de Publicidade e Propaganda, turno noite, da Faculdade Campo Real ministrado pela professor Luãn Chagas.
GUARAPUAVA 2015
“O que é semiótica” Lúcia Santaella Capitulo 01.
- A autora aborda sobre as formas de linguagem existentes, descreve a diferença de língua e linguagem e define que a semiótica é ciência de toda e qualquer linguagem.
- O capítulo aborda as diferentes formas de linguagem que nos cercam, como a leitura, sinais, imagens, objetos, entre outras formas de comunicação que nos constituem como seres simbólicos, isto é, seres de linguagem.
- A autora destaca a importância da linguagem verbal mas enfatiza que ela não é a única forma de expressão utilizada pelos povos ao longo dos séculos.
- O capítulo frisa que a cultura é também um fenômeno da comunicação, que só funciona por conta da linguagem, pode-se concluir que todo e qualquer fato cultural, toda e qualquer atividade ou prática social constituem-se como práticas significantes, isto é, práticas de produção de linguagem e de sentido.
Capitulo 02.
- o crescente das linguagens e dos códigos, difusão de mensagens e de informações que tiveram início na Revolução Industrial, o que fez surgir uma “consciência semiótica”.
- aparecimento de uma ciência capaz de criar dispositivos de indagação e instrumentos metodológicos aptos a desvendar o universo multiforme e diversificado dos fenômenos de linguagem, considerando que foram 3fontes que deram início a essa consciência.
- O