Reprodução das Aves
Os sexos das aves são separados. O macho possui testículos - de onde saem os canais deferentes - que desembocam na cloaca. Algumas espécies têm pênis. O sistema reprodutorfeminino desenvolve-se geralmente, apenas no lado esquerdo, aimentando de tamanho somente no período reprodutivo, o que representa mais uma adaptação, pois diminui o peso da ave. Os óvulos recebem clara e casca - produzidas nas glândulas do oviduto - e são lançados para fora pela cloaca. As aves são ovíparas (se fossem vivíparas ou ovovivíparas haveria aumento de peso), com desenvolvimento direto e ovo dotado de casca e anexos (amniotas) que proteção dos pais durante algum tempo após a eclosão.
Resumão Complementar:
Os sexos são separados, a fecundação é interna e ocorre a postura de ovos, como na maioria dos répteis. Os ovos são chocados (lembre-se que são animais homeotermos) fora do corpo do animal. No interior do ovo, são encontradas as mesmas as mesmas estruturas dos ovos dos répteis, ou seja, vesícula aminiótica, vesícula vitelínica, alantóide e casca porosa (rica em carbonato de cálcio), forrada internamente por membrana coriônica ricamente vascularizada para garantir a eficiência das trocas gasosas. Não há fase larval.
Características gerais das aves
Têm o corpo coberto por penas, que protegem o corpo da perda de calor e auxiliam o vôo.
A boca é um bico, sem dentes que pode variar de forma e de tamanho conforme a espécie, sendo estas adaptações ao tipo de alimentação.
Têm dois pares de membros: anteriores as asas e posteriores as pernas ou patas. As patas também são adaptadas ao tipo de ambiente em que vive a ave. Cada pé geralmente com quatro dedos, canela e dedos envolvidos por pele cornificada.
Seu esqueleto é delicado e forte, totalmente ossificado, têm ossos muito leves e às vezes são cheios de ar, ossos pneumáticos, que facilitam o vôo. O esterno é modificado em quilha, facilitando o corte do ar e fixando a musculatura peitoral.
Respiração por pulmões