Filo Chordata
Introdução
Apresentaremos sobre o filo cordatha: as aves e dividimos em anatomia, fisiologia, classificação e reprodução. Na anatomia é falado sobra a divisão do seu corpo, na fisiologia o funcionamento do organismo, na classificação sobre como é feito a divisão das aves e suas 9 mais importantes e por fim como é feita a reprodução das aves.
Anatomia
As aves são vertebrados endotérmicos cobertos com penas, de membros anteriores transformados em asas e membros posteriores usados para a locomoção bipedial. Esses animais possuem a temperatura corpórea mais alta conhecida entre os animais, com um sistema de sacos aéreos distribuídos pelo corpo e ossos pneumáticos.
As penas realizam diversas funções, como isolamento térmico, impermeabilização, camuflagem e auxílio no voo e na natação. Em geral, as penas são trocadas anualmente, em um processo conhecido como muda, que pode variar entre as diferentes famílias.
O sistema respiratório das aves é único no Reino Animal, contendo sacos aéreos que se comunicam com os pulmões, o oco dos ossos e a boca, contribuindo para reduzir o peso e assim, permitir o voo. Esses sacos aéreos também auxiliam no isolamento térmico desses animais.
O esqueleto é a parte da anatomia das aves que melhor reflete a sua adaptação paralela tanto para o voo, quanto para a locomoção bipedal. No geral, os ossos das aves são mais finos e não possuem medula óssea, com exceção das aves que não voam, como os pinguins e avestruzes. As aves apresentam um esterno com uma quilha muito desenvolvida, de onde se originam os músculos responsáveis pelo voo.
As aves são animais ovíparos, e a sua reprodução envolve desde a escolha de parceiros, construção de ninhos e cuidados dos filhotes, até aspectos fisiológicos.
Fisiologia
A diversidade dos bicos das aves revela a adaptação à ingestão de uma grande variedade de alimentos: desde vermes,