zoologia
Reprodução das aves Em Biologia, chamamos de sistema de acasalamento a proporção de machos e de fêmeas envolvidos no acasalamento, durante a estação de reprodução. Nas aves predomina é a monogamia. Há espécies que se reproduzem apenas numa determinada estação do ano e outras, o ano todo. Sistema de acasalamento
Ocorrência
Monogamia
92%
Poliginia
2%
Poliandria menos de 1%
Promiscuidade
cerca de 6% Vejamos alguns exemplos
a) Monogamia: na época de reprodução os machos e as fêmeas formam casais e ambos, o pai e a mãe dividem as tarefas da construção do ninho, incubação, alimentação e da proteção dos filhotes, até a independência. Como exemplo, podemos citar o joão-de-barro, o sabia-laranjeira, o caneleiro-do-chapéu-preto, entre vários outros.
No Jardim Botânico avistamos o ninho do caneleiro-de-chapeu-preto em maio bem no alto do pé de eucalipto mas estava desocupado. A partir de setembro flagramos intenso movimento do casal com o transporte de materiais e vocalização. Veja como o ninho é proporcionalmente grande. Após a postura apenas a fêmea incubou os ovos.
Em janeiro não os vimos mais e o ninho foi abandonado.
b) Poliginia: o macho acasala-se com mais de uma fêmea e cabe a ela cuidar sozinha da prole. Como exemplo temos o beija-flor, o galo, o pavão, entre outros. c) Poliandria: é caso inverso, ou seja, a fêmea é quem tem mais de um parceiro sexual e os pais cuidam sozinhos da prole, como a jaçanã.
O macho do beija-flor tesoura defende agressivamente o seu território contra os