Enfermagem
À onda peristáltica que percorre o esôfago na deglutição segue-se o relaxamento das camadas musculares do fundo e do corpo do estômago. Receptores de estiramento produzem as informações aferentes. Fibras parassimpáticas, com o VIP como mediador, inibem a contração. Com o relaxamento o estômago acomoda o bolo alimentar sem variações significativas da pressão. 2- Descreva como e em que localização ocorre a produção de gastrina no TGI e explique seus efeitos.
A gastrina é um hormônio peptídeo que estimula a secreção de ácido clorídrico (parte do suco gástrico) e estimular a motilidade do estômago. É secretado pela célula G no antro do estômago.1 É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal. É sintetizado como preprogastrina, clivado como progastrina e então sofre várias modificações pós-traducionais, em particular a sulfatação, até ser finalmente transformada no ácido 34-amino maduro (gastrina-34). Essa forma pode ser clivada em duas gastrinas-17 (17 amino).O principal fator que estimula sua produção é a elevação do PH estomacal, porém distensão gástrica, alimentos ricos em proteínas, secretina elevada ou níveis séricos elevados de cálcio também podem estimular sua produção.
3- Descreva como e em que localização ocorre a produção de colecistocinina no TGI e explique seus efeitos.
A colecistocinina é uma hormona gastro-intestinal (GI) que estimula a contração da vesícula biliar e do pâncreas, com digestão de gordura e proteínas. É secretada por células endócrinas do intestino proximal, as células I do duodeno. Pode ser encontrada em neurônios do íleo terminal e cólon. É sintetizada também no sistema nervoso central por neurônios do córtex cerebral. seus principais efeitos é a estimulação da secreção de enzimas pancreáticas, potenciação a ação da secretina. Ambas essas hormonas