Fichamento Semiótica
Referência bibliográfica:
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo. Editora Brasiliense. 1983. 88p. (numeração de páginas verificadas por arquivo em pdf)
1. PRIMEIROS PASSOS PARA A SEMIÓTICA
"O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo.Semiótica é a ciência dos signos.". (p. 1)
1.1. Uma definição ou um convite?
"Quando alguma coisa se apresenta em estado nascente, ela costuma ser frágil e delicada, campo aberto a muitas possibilidades ainda não inteiramente consumadas e consumidas. Esse é justamente o caso da Semiótica: algo nascendo e em processo de crescimento." (p. 1)
"Toda definição acabada é uma espécie de morte, porque, sendo fechada, mata justo a inquietação e curiosidade que nos impulsionam para as coisas que, vivas, palpitam e pulsam".
1.2. Linguagens verbais e não-verbais
"...a ilusória exclusividade da língua, como forma de linguagem e meio de comunicação privilegiados, é muito intensamente devida a um condicionamento histórico que nos levou à crença de que as únicas formas de conhecimento, de saber e de interpretação do mundo são aquelas veiculadas pela língua, na sua manifestação como linguagem verbal oral ou escrita." (p.2)
"...quando consideramos a linguagem verbal escrita, esta também não conheceu apenas o modo de codificação alfabética criado e estabelecido no Ocidente a partir dos gregos. Há outras formas de codificação escrita, diferentes da linguagem alfabeticamente articulada, tais como hieróglifos, pictogramas, ideogramas, formas estas que se limitam com o desenho." (p.2)
"...quando dizemos linguagem, queremos nos referir a uma gama incrivelmente intrincada de formas sociais de comunicação e de significação quê inclui a linguagem verbal articulada, mas absorve também, inclusive, a linguagem dos surdos-mudos, o sistema codificado da moda, da culinária e tantos outros." (p.2)
"Considerando-se que todo fenômeno de cultura só funciona culturalmente porque é