Seminário
A água subterrânea é submetida à ação de duas forças principais, a de adesão, que é quando a água, devido a sua polaridade molecular, se liga a outros componentes, e a de gravidade, a qual compele à água a sempre que possível descer. Tais forças quais desempenham um papel essencial na manutenção do fluxo dos rios, lagoas e consequentemente a formação de bacias.
Após a precipitação, parte da água que atinge o solo se infiltra e permanece no interior do subsolo. Existem vários fatores os quais podem contribuir, ou influenciar a capacidade de infiltração de um solo, que é a quantidade de água que um certo solo pode absorver numa determinada condução, tais como:
• Tipos de Solo: Quanto mais poroso o solo, mais facilidade a água vai ter de transitar por ele, e maior vai ser o volume que ela vai ter para ser armazenada numa determinada porção de solo. Por exemplo: A presença de argila no solo diminui sua permeabilidade, não permitindo uma grande infiltração, já a areia ou um solo sedimentar, por serem muito porosos, contribuem para a ocorrência de infiltração.
• Cobertura vegetal: Um solo