Seminário
Requer também a habilidade em cálculos, gostar de escrever, pesquisar e organizar os pensamentos estratégicos.
Pelo fato de ser uma tarefa que exige dedicação, muitos empreendedores deixam de elaborar o plano de negócios e tocam a empresa mesmo assim. Por isso as chances de ter sucesso podem diminuir. Além disso, de acordo com estatísticas do Sebrae, sem o uso devido do plano e outros atributos gerenciais importantes, muitas empresas fecham ainda no primeiro ano de funcionamento.
Basicamente, não há grandes segredos para o desenvolvimento de um bom plano de negócios. Confira as dicas a seguir:
Tenha disciplina
O tempo estimado para iniciar, desenvolver e concluir o plano de negócios é de seis meses, trabalhando de trinta minutos a uma hora por dia. Esse tempo pode ser menor contratando um consultor para auxiliá-lo, porém, será necessário um investimento extra para isso. Mas, como todo e qualquer tipo de economia é bem-vinda, com uma boa dose de disciplina e dedicação, você pode fazer por conta própria.
Siga um modelo como referência
Na internet é possível encontrar diversos modelos de plano. Utilize-os somente como parâmetro, a fim de entender a estrutura do documento. Mesmo porque um negócio é diferente do outro, com informações e objetivos distintos.
Faça contatos com contadores ou economistas
Muitos dos empreendedores não possuem conhecimentos específicos em questões financeiras, por isso é importante a aproximação com esses profissionais. São eles que auxiliarão você a calcular projeções que demonstram a viabilidade do negócio, por exemplo:payback (tempo de retorno do investimento), TIR (Taxa Interna de Retorno), VPL (Valor Presente Líquido),