Seminário
É vinculado à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
É comum a participação em seminários, não somente na escola, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.
O seminário não é feito somente para o professor, mas essencialmente para a turma de alunos. Ele não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem o assistem. Geralmente apresenta-se um tema com o apoio de um texto e utiliza-se de recursos como figuras, mapas, transparências, recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros, de modo a tornar a aprentação interessante, clara e motivadora de interação. O Seminário é uma discussão rica de ideias, onde cada um participa e questionando de modo fundamentado os argumentos apresentados. Para essa atividade, se exigem horas de estudos pora parte daquele que prepara o seminário, como por aqueles que participam. O tema individual ou de um grupo, é o tema de todos; o grupo encarregado da respectiva aprentação, coordena as discussões e para isso requer uma compreensão mais aprofundada sobre o assunto estudado. Aos demais colegas, incumbe ler e estudar o tema proposto, mesmo que seja em trabalhos correlatos, assim teremos embasamento teórico para fundamentar o processo de discussão, não deixando que o seminário se transforme em uma palestra ou um show de artista único.
Sabemos que o processo de escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:
Antes de tudo, é preciso que o apresentador domine o assunto