Seminário
1 INTRODUÇÃO
O que é assédio moral?
O assédio moral caracteriza-se por comportamentos abusivos e humilhantes (gestos, palavras, ações) que prejudicam a integridade física e psíquica do funcionário e que ocorrem de maneira repetitiva e prolongada transformando negativamente o ambiente de trabalho. As agressões se dão tanto por parte de colegas do mesmo nível hierárquico (mesmo cargo/função) quanto por parte de superiores hierárquicos (chefes).
Para caracterizar o assédio moral é necessário que as agressões e humilhações sejam repetidas, freqüentes e em excesso. Situações de agressões, humilhações e ofensas que ocorram uma única vez não são consideradas assédio moral.
Toda e qualquer abuso em gesto, brincadeiras maldosas, piadas, palavra, comportamento, atitude... que atente por sua repetição contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego e criando um clima ruim no trabalho é considerado assédio moral.
É um fenômeno destruidor do ambiente de trabalho, pois não só diminui a produtividade, como também favorece o absenteísmo (uma doenças ligada ao trabalho ocasionando faltas e atrasos dos colaboradores), devido aos desgastes psicológicos que os provoca.
No assédio moral, o agressor usa gestos obscenos, palavras de baixo calão, enfim ele humilha a sua vítima, até que esta se afaste do trabalho.
Há também o assédio