Seminário sobre doenças ocupacionais
Definição
Presenteísmo: O presenteísmo é definido como estar presente no local de trabalho, mas por motivos diversos, render abaixo de sua capacidade. Tais motivos geralmente são relacionados a condições físicas – desde desconfortos a doenças propriamente ditas.
Absenteísmo: O absenteísmo, por outro lado, ocorre quando o empregado não comparece ao seu local de trabalho. Assim como o presenteísmo, pode ter várias razões para ocorrer; entre as mais comuns, estão as questões emocionais, motivacionais, econômicas e de saúde.
Sintomas Os sintomas que costumeiramente acometem os que sofrem de presenteísmo são da ordem dos desconfortos físicos e mentais. Entre os principais, encontram-se dores musculares, cansaço, estresse, depressão, insônia, irritação e distúrbios gástricos. Já no caso do absenteísmo, o sintoma é a própria ausência. No caso, o mais correto seria falar das causas – geralmente de saúde, mas problemas familiares ou de relacionamento com o trabalho ou colegas também.
Consequências/implicações na vida do sujeito e sua família A falta de um tratamento adequado tanto preventivo quanto repressivo do absenteísmo e do presenteísmo nas empresa gera diversos tipos de problemas.
Quem sofre a consequência:
Equipe de trabalho - Sobrecarga de trabalho, insatisfação (individual e do grupo), perda da noção de trabalho em equipe.
Empresa - Menor produtividade, perda de mercado, maior custo de produção Empresa, prejuízo na imagem institucional.
Empregado - Redução do período de fruição de férias devido às faltas injustificadas, prejuízo na sua imagem pessoal, impacto na avaliação de desempenho.
Clientes – Insatisfação, aumento de reclamações, perda da confiança na empresa,
Família - Redução na renda familiar, exemplo negativo perante a família, insegurança na possibilidade de perder o emprego, doenças de origem psicológicas.
Formas de tratamento e intervenção
A política de prevenção do absenteísmo e do