Segurança do trabalho
Esse trabalho tem como escopo o estudo sobre a Saúde e a Segurança do Trabalho e em especial sobre o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, fazendo uma abordagem sobre a sua importância para as empresas no desenvolvimento de Programas de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho que visem à melhoria do meio ambiente de trabalho.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por finalidade, esclarecer um pouco sobre a importância de se adotar um SESMT nas empresas. No primeiro momento, apresentar-se-á a importância de manter um SESMT nas empresas, bem como o dimensionamento do mesmo, a fim de se manter um ambiente cada vez mais seguro nas empresas. Num segundo instante, mostrar-se-á algumas melhorias que o SESMT pode implantar nas empresas, para melhorar a questão de segurança e prevenção de acidentes. Por ultimo, identificaremos o papel do tecnólogo em segurança do trabalho, no SESMT.
SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
COMO NASCEU O SESMT
Toda movimentação em relação à Segurança do Trabalho no Brasil começou timidamente em 1981 com a lei de proteção ao trabalho do menor.
Com a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1919 a prevenção de acidentes no Brasil ganha um novo impulso, é criado então, a Lei n° 3724/15/01/19, essa foi à primeira de acidente de trabalho no Brasil.
Em 67 foi criado o SESMT a partir do Decreto-Lei Nº 229, de 28/02/1967. E posteriormente foi regulamentado, mais precisamente em 1972 pela Portaria Nº 3237.
Em 1990 o quadro do SESMT foi alterado, sendo introduzidos todos os profissionais que participam dele atualmente.
QUAIS PROFISSIONAIS FAZEM PARTE DO SESMT?
Segundo a NR 4.4.2, os profissionais abaixo compõem o SESMT:
- Médico do Trabalho: Médico portador de curso em nível de pós graduação em Medicina do Trabalho ou portador