Inovação Aberta
É um paradigma que assume que as empresas podem e devem utilizar idéias externas e idéias geradas internamente, assim como caminhos internos e externos para chegar ao mercado, em seu caminho de desenvolvimento tecnológico.
Por meio da interação com pessoas e organizações de competências diversas e externas a empresa, a inovação aberta permite o aumento do retorno dos investimentos em inovação.
O entendimento da inovação aberta, “é a antítese do tradicional modelo de integração vertical”, e uma abordagem que se baseia em caminhos e interações internas e externas para acelerar o processo de inovação.
A inovação aberta propõe que os resultados sejam alcançados em atividades como a prospecção, análise e exposição de oportunidades de inovação, usando tanto ideias externas como ideias internas e caminhos internos e externos para alcançar o mercado.
Nesse conceito, outras empresas capazes de internalizar as tecnologias desenvolvidas, podem licenciá-las, criando uma situação em que todos saem ganhando. Da mesma forma, a empresa pode licenciar tecnologias desenvolvidas por outras empresas ou laboratórios de pesquisa.
Para melhor entendimento do conceito de inovação aberta, é interessante um contraponto com o modelo tradicional de inovação fechada.
No modelo tradicional de inovação fechada, mostra que os projetos estão estruturados na base científica e tecnológica da empresa,passam por uma seleção interna e alguns são descontinuados enquanto outros recebem mais recursos sendo que poucos chegam ao mercado. O autor cita ainda que esses processos são chamados de fechados porque têm somente uma entrada – o departamento de P&D, e uma saída – o mercado. Nesse modelo, a pesquisa e o desenvolvimento se restringem às fronteiras da empresa.
As empresas que trabalham com inovação fechada estão baseadas na filosofia de que uma inovação de sucesso tem que ser controlada e as empresas devem gerar suas próprias ideias que serão então desenvolvidas, fabricadas,