Seminarios
Atualmente de maneira geral a contaminação do solo é a maior ameaça a saúde humana, pois consequentemente, contribui para a contaminação das águas subterrâneas, bem como com a liberação de gases tóxicos na atmosfera. No município de Teixeira de Freitas, a questão do solo é agravante, pois a comunidade Teixeirense possui o hábito de despejar ou jogar lixo diariamente em locais não permitidos, como praças públicas, lotes alheios, bem como áreas de preservação permanente, conforme fotos em anexo. Desse modo, o acumulo de lixo no solo constitui a proliferação de baratas, moscas, mosquitos, ratos dentre outros, que ajudam a transmitir doenças graves como a dengue, leptospirose e doenças respiratórias devido a liberação de gases tóxicos. Nas áreas rurais, o solo também é contaminado pelo abuso de agrotóxicos, herbicidas e fertilizantes que afetam os lençóis freáticos, causam problemas principalmente relacionados ao sistema nervoso, doenças cancerígenas e alterações fetais já comprovados por estudos da área médica.
4.2 A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
A poluição das águas superficiais também preocupa, pois nossos córregos recebem diariamente esgoto doméstico, afetando não somente a saúde humana, mas também a vida de animais e vegetação adjacente. Com o inicio das obras da Embasa referente ao saneamento básico os córregos poderão ser revitalizados.
4.3 A POLUIÇÃO DO AR
A poluição do ar ou poluição atmosférica também afeta a saúde humana, causando problemas e doenças respiratórias graves. Atualmente o lançamento de gases poluentes através do considerável aumento da frota de veículos não preocupa, mas poderá trazer futuros transtornos a saúde da comunidade teixeirense. O desmatamento é o fator preocupante, pois além de diminuir a quantidade de arvores, que são responsáveis pela purificação do ar, contribui com a poluição atmosférica devido diversas queimadas e produção de carvão clandestina.