Seminarios
São muitas as circunstâncias em que você tem de expor seus argumentos, revelar suas ideias, opiniões, enfim, posicionar-se acerca de um determinado assunto. Contudo, não estamos falando da escrita, mas sim de um procedimento essencialmente realizado por meio da oralidade. Dentre as várias circunstâncias comunicativas com as quais temos contato diariamente, surge mais um gênero textual: o seminário.
Amplamente difundido no meio escolar, acadêmico, científico e técnico, o seminário confere às pessoas que dele participa a oportunidade de apresentar os conhecimentos adquiridos mediante o estudo de um determinado tema. Nesse sentido, torna-se essencial que os apresentadores adotem posturas condizentes com o contexto no qual se encontram inseridos, levando em conta todos os aspectos requeridos pela situação comunicativa em questão
Importância dos seminários
A importância científica e pedagógica dos seminários, em especial os de Iniciação Científica, é inquestionável. A pesquisa ensina o aluno a raciocinar e a enfrentar novos desafios. Os seminários possibilitam o livre trânsito da pesquisa com o ensino e a extensão, pois a pesquisa atua na fronteira do conhecimento.
Os seminários são a melhor maneira de despertar o aluno para a vida acadêmica. Salientamos ainda que o aluno-pesquisador, ao preparar sua apresentação, está desenvolvendo uma série de habilidades que lhe serão úteis na vida profissional.
Uma das repercussões do seminário refere-se à “capacidade de pesquisa, análise, de
Interpretação e de síntese dos alunos, por meio tanto do exercício da oralidade quanto da
Sistematização escrita de sua reflexão [...] fortalece e amplia as formas de interação do aluno
Com o saber, com seus colegas e com o professor”. (FARIAS, 2009, p.140)
Objetivo dos Seminários
Objetivos do Seminário
De certa forma, os objetivos do Seminário confundem-se ou complementam suas finalidades.
Dentre os vários autores que tratam do assunto, NÉRICI